Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2009
A empresa japonesa NEC anunciou o desenvolvimento de um programa de computador capaz de extrair opiniões expressas em textos escritos, capturando os pontos de vista subjetivos de um escritor a respeito de um determinado assunto.
Tecnicamente chamado de método de cálculo da distribuição das características de sentenças, o programa extrai as sentenças que expressam opiniões, diferenciando-as das frases que simplesmente descrevem determinado tópico.
Indicador de reputação empresarial
Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida para extrair opiniões e avaliações individuais sobre produtos ou marcas expressas em blogs, questionários e vários outros tipos de conteúdo escrito.
O programa produz resultados que podem ser entendidos como uma espécie de "indicador de reputação" de determinada empresa ou produto, tudo extraído de forma automática e contínua.
Analisador de subjetividade
Para distinguir entre frases que falam sobre determinado assunto e frases que expressam opiniões, o programa analisa a continuidade dos tópicos e calcula a subjetividade ou "topicalidade" das várias sentenças que aparecem antes ou depois de cada sentença analisada.
Analisando informações disponíveis pela Internet, como blogs, sites de notícias, respostas a questionários ou registros feito por atendentes de um call-center, o programa determina as opiniões individuais, calcula índices de avaliação e determina o índice de aprovação versus desaprovação de um determinado evento, produto ou serviço.
Novos serviços
Os programas desse tipo atualmente disponíveis extraem informações sobre a reputação empresarial ou de produtos analisando a proximidade entre o nome do produto ou marca e termos como "bom", "ruim", "caro", "barato" etc.
Contudo, esses programas não conseguem extrair informações de frases muito curtas, principalmente quando o sujeito da sentença não é explícito, ou de frases muito longas, onde a opinião está mesclada com descrições diretas.
A empresa planeja usar a tecnologia de captura de reputação em novos serviços de busca, serviços de análises para marketing e para uso em sistemas de relacionamento com clientes (CRM).