Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/03/2015
Lente plana
A palavra lente é derivada de lentilha, devido ao seu formato curvo.
Mas as lentes não precisam ser necessariamente curvas.
Uma nova lente, completamente plana e ultrafina, consegue focalizar diferentes comprimentos de onda da luz no mesmo ponto focal.
Isto permite uma correção de cores instantânea feita por um componente ultraminiaturizado.
Tudo começou em 2012, quando a equipe do professor Federico Capasso, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criou uma lente plana capaz de gerar imagens perfeitas.
Embora o dispositivo seja feito de vidro, como a maioria das lentes, o componente ativo da lente plana é uma série de minúsculas antenas de silício, que fazem com que a luz curve-se instantaneamente, e não gradualmente - isto coloca o dispositivo na categoria dos metamateriais, que usam nanoantenas para manipular as ondas.
Projeto de nanoantenas
A equipe agora já consegue projetar essas antenas usando um algoritmo para ajustá-las para qualquer aplicação que se tiver em mente, criando o que eles chamam de "metassuperfície acromática".
Com isso, eles obtiveram o grande avanço apresentado neste novo protótipo, que permite que os diferentes comprimentos de onda da luz - as cores - interajam com as antenas de forma diferente para compensar a diferença nos seus comprimentos de onda, produzindo um efeito consistente.
"Isto significa que aqueles efeitos complicados, como a correção de cores, que nos sistemas ópticos atuais exigem que a luz passe através de várias lentes grossas em sequência, podem ser obtidos em um dispositivo miniaturizado e extremamente fino," disse o professor Capasso.
Google Glass
E onde esta lente plana - ou metassuperfície acromática, como queira - pode ser usada?
Para se ter uma ideia, basta saber que a equipe do professor Capasso desenvolveu a lente plana com sua óptica acromática a pedido da equipe do Google Glass.
"Ficamos felizes que a equipe do professor Capasso tenha aceito o desafio, e também ficamos muito surpresos em que saber que seu grupo de fato resolveu o desafio em um ano," disse Bernard Kress, do Google.