Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2016
Carro perfeito
Será possível descobrir como deve ser o carro ideal - para os consumidores e para os fabricantes?
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, propôs-se a responder a esta pergunta combinando dados do projeto estético dos carros e de seu sucesso.
Como medidor do sucesso de cada modelo, os pesquisadores usaram as vendas de cada um deles.
Já quantificar a aparência física de produtos reais é mais desafiador. A equipe encarou o desafio usando uma técnica de morphing para criar a imagem de um carro "médio" a partir dos diversos modelos de cada marca, e das diversas marcas em cada segmento.
A mesclagem das imagens permitiu determinar a similaridade de mais de 200 modelos de automóveis de 33 marcas vendidas nos EUA entre 2003 e 2010.
Para cada um foi calculada a "prototipicalidade" (o quão típico cada carro é comparado a outros produtos no mesmo segmento de mercado), a consistência com a marca (o quanto um carro se parece com o produto médio da marca) e a imitação entre segmentos (o quanto o projeto de um carro imita um modelo de outro segmento).
Imitar os carros de luxo
Os resultados mostraram que o design - a concepção estética de cada carro - tem um "efeito ponderado" na preferência do consumidor, com os consumidores preferindo modelos que não são nem muito semelhantes ao produto médio, e nem drasticamente diferentes.
Enquanto os clientes não gostam de carros que se parecem muito diferentes da média do mercado, eles também não querem algo que pareça muito igual.
Para aqueles consumidores que compram um carro de luxo, é mais importante que o carro pareça consistente com a marca, e menos importante que ele se pareça com outros carros de luxo do mercado.
Já os carros no segmento econômico saem-se melhor junto ao público quando imitam a estética dos carros de luxo.
"Em contraste com pesquisas anteriores, que mostraram que os consumidores preferem um carro mais prototípico, o nosso estudo destaca a vantagem de introduzir algum nível de frescor em um novo modelo, particularmente se esses elementos de design exclusivos imitarem os de um carro de luxo," disse o professor Subramanian Balachander, que coordenou a pesquisa.