Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2024

Buraco negro é visto entrando em atividade em tempo real
Esta impressão artística mostra o disco crescente de matéria que é puxado pelo buraco negro à medida que ele se alimenta do gás disponível na sua vizinhança, iluminando a galáxia inteira.
[Imagem: ESO/M. Kornmesser]

O despertar de um buraco negro

No final de 2019, a galáxia SDSS1335+0728, na qual até então ninguém havia prestado atenção, começou subitamente a brilhar intensamente.

Para compreenderem o fenômeno, os astrônomos utilizaram dados de vários observatórios espaciais e terrestres, incluindo o VLT, no Chile, e monitoraram essa variação do brilho da galáxia nos dias seguintes. A conclusão é que assistimos pela primeira vez ao vivo o súbito despertar do enorme buraco negro existente no núcleo de uma galáxia.

"Imagine que você está observando uma galáxia distante há anos, que se apresenta sempre calma e inativa," explica Paula Sáez, astrônoma do ESO, na Alemanha. "De repente, o seu núcleo começa a apresentar enormes variações de brilho, diferentes de quaisquer eventos típicos que tenhamos observado até então."

Foi precisamente isto que aconteceu com a SDSS1335+0728, agora classificada como possuindo um "núcleo galáctico ativo", uma região compacta brilhante alimentada por um buraco negro de grande massa.

Alguns fenômenos - como explosões de supernovas ou eventos de maré, quando uma estrela se aproxima demais de um buraco negro e é despedaçada - podem fazer com que as galáxias aumentem de brilho subitamente. Mas essas variações de brilho duram normalmente apenas algumas dezenas ou, no máximo, algumas centenas de dias. A SDSS1335+0728 ainda continua aumentando de brilho, ou seja, mais de quatro anos após ter sido vista "acendendo-se" pela primeira vez.

Além disso, as variações detectadas na galáxia, que se encontra a 300 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Virgem, são diferentes de todas as observadas anteriormente, necessitando, por isso, de uma explicação diferente.

Buraco negro é visto entrando em atividade em tempo real
Esta imagem artística mostra duas fases do evento: O núcleo desta galáxia acendeu-se em 2019 e continua ainda hoje a aumentar de brilho.
[Imagem: ESO/M. Kornmesser]

Explicações mais prováveis

Para tentar compreender estas variações de brilho, a equipe usou uma combinação de dados de arquivo e novas observações de vários observatórios em todo o mundo. Comparando os dados obtidos antes e depois de Dezembro de 2019, os astrônomos descobriram que a galáxia está agora emitindo muito mais radiação sobretudo nos comprimentos de onda do ultravioleta, óptico e infravermelho, além de ter começado a emitir em raios X em Fevereiro de 2024.

"Este comportamento não tem precedentes," disse Sáez. Sua colega Lorena Hernández García, da Universidade de Valparaíso, no Chile, acrescenta: "A razão mais óbvia que explica este fenômeno é estarmos observando o núcleo da galáxia começando a mostrar atividade. Se isto se comprovar, trata-se da primeira vez que observamos em tempo real a ativação de um buraco negro de grande massa".

Os buracos negros massivos, com massas superiores a cem mil vezes a do nosso Sol, existem no centro da maioria das galáxias, incluindo a nossa Via Láctea. "Estes monstros gigantes estão normalmente adormecidos e não são diretamente visíveis," explicou Claudio Ricci, da Universidade Diego Portales, no Chile. "No caso da SDSS1335+0728, pudemos observar o despertar do buraco negro massivo, que de repente começou a 'banquetear-se' com o gás disponível nas suas imediações, tornando-se muito brilhante."

Observações anteriores já haviam relatado galáxias inativas tornando ativas após vários anos, mas esta é a primeira vez que o processo em si - o despertar do buraco negro - foi observado em tempo real. "Isto é algo que também poderia acontecer ao nosso Sgr A*, o buraco negro supermassivo situado no centro da nossa Galáxia," disse Ricci, mas salientando que não é claro qual a probabilidade de isso acontecer.

Ainda são necessárias observações de acompanhamento para excluir explicações alternativas. Outra possibilidade é que tenhamos visto um evento de ruptura de maré muito lento, ou mesmo um novo fenômeno. Se for, de fato, um evento de maré, este será o mais longo e mais fraco já observado.

Artigo: SDSS1335+0728: The awakening of a ~10^6 M_sun black hole