Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/06/2015
Avião elétrico brasileiro
A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), colocaram no ar, nesta terça-feira (23), o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.
O voo inaugural e a apresentação oficial da aeronave, batizada de Sora-e, ocorreram na pista do aeroporto da binacional, localizada na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.
O voo de testes durou apenas cinco minutos, seguindo um roteiro criterioso de testes para novas aeronaves.
O Sora-e tem 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e peso total de 650 quilos.
Desenvolvido pelas equipes técnicas da Itaipu e da ACS, com financiamento da Finep, o avião elétrico está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, fabricados na Eslovênia, e seis conjuntos de baterias de íons de lítio poliméricas, que alcançam uma tensão de 400 volts.
O Sora-e pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h.
A estrutura do avião é de fibra de carbono e a hélice foi fabricada nos Estados Unidos, pela empresa Craig Catto, atendendo as especificações do projeto.
Programa Veículo Elétrico
De acordo com Celso Novais, coordenador do Programa Veículo Elétrico da Itaipu Binacional, o interesse de Itaipu no projeto é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos - quanto menor o peso do veículo, maior a sua autonomia.
"O avião é um meio de transporte em que o peso é determinante. Por isso, esse know-how nos ajudará a encontrar soluções para melhorar a autonomia dos nossos veículos elétricos", comentou.
O Programa Veículo Elétrico da Itaipu já montou mais de 80 veículos elétricos de solo, a metade incorporada à própria frota e o restante destinado a parceiros do programa. Os protótipos incluem carros de passeio, caminhões, utilitários e ônibus, todos equipados com motor elétrico.
A empresa ainda mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.
Há um ano, Itaipu também desenvolve o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i), em parceria com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal. O esforço já conta com projetos-piloto em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília.
Além de carros elétricos, o Mob-i conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.