Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2005
Os telefones celulares e notebooks logo poderão ter companhia na preferência do público jovem, principalmente estudantes. A Universidade de Buffalo, Estados Unidos, iniciou um projeto piloto com um pequeno aparelho, do tamanho de um controle remoto, que permite que os estudantes participem de forma ativa das aulas e palestras.
Os Sistemas de Resposta da Platéia consistem em uma nova classe de aparelhos sem fio, utilizados para que a platéia possa participar de forma ativa de uma aula ou apresentação.
Sua grande vantagem sobre os métodos tradicionais de participação - pergunta e resposta, levantar a mão etc. - é que os aparelhinhos evitam a inibição, permitindo que todos participem, enriquecendo a aula e permitindo que o professor tenha uma idéia rápida e clara se a lição foi realmente entendida.
Claro que ninguém vai ficar chamando seu Sistema de Resposta de Platéia com um "nomão" desses: os estudantes já batizaram seus "respondedores" de "clickers".
"Os estudantes os adoram," conta o professor Troy Wood, que está coordenando o projeto-piloto. E os dados não mentem: a participação nas palestras voluntárias de química, dadas por ele, aumentaram em 30 por cento desde que ele começou a adotar os respondedores.
À medida em que a aula vai se desenrolando, ao invés de perguntar "Entenderam?", o professor oferece uma questão de múltipla escolha e pede que os alunos respondam. Um receptor capta as transmissões dos diversos aparelhos e apresenta instantaneamente ao professor a estatística das respostas, bem como o número de estudantes que não responderam.
Com base nesses dados, o professor sabe se tem que explicar novamente ou se pode prosseguir a aula.